Ergomarine

ERGOMARINE

Ethos (reputação da marca)

A Ergomarine tem como primeiro foco a melhoria do bem-estar do ser humano em harmonia com a defesa do nosso planeta, que é único no universo. Aumentar a produção de alimentos sustentáveis e saudáveis, criar empregos dignos, melhorar as condições de trabalho, utilizar os serviços dos ecossistemas, criar parcerias, criar valor. Este é o Ethos Ergomarine. Mais que uma marca, um compromisso.

Pathos (paixão pela marca)

A consciência de estarmos a contribuir para a produção de alimentos sustentáveis em colaboração com os aquicultores, é motivação suficiente para prosseguirmos com entusiasmo a nossa missão de contínua inovação na procura contínua de melhores soluções produtivas.

Logos (lógica do conceito)

Existe uma lógica de evolução na aquacultura actual: do tradicional ao tecnológico; da simples produção individual à rentabilização, humanização e cooperação; da indiferença à adaptação aos ecossistemas. Em coerência com os objectivos do desenvolvimento sustentável. Essa lógica de evolução é a lógica do conceito Ergomarine, que orienta a promoção desta marca.

A Ostricultura é uma atividade sustentável com enorme potencial de crescimento. Uma oportunidade para os “frutos do mar”, ricos em zinco, iodo e ómega 3, tornam-se economicamente acessíveis a todos os cidadãos, preservando o meio ambiente marinho. O trabalho é árduo: cargas pesadas, de difícil trânsito, ambiente “húmido”, às vezes frio, dependendo dos ciclos das marés, muito esforço físico e deteriorando rapidamente a saúde dos Aquacultores.

CULTIVO DE
OSTRAS NO MUNDO

A ostra é um molusco pertence à família Ostereidae, de corpo mole não segmentado, protegido por duas conchas duras, que aumentam de tamanho à medida que o animal cresce.
Alimenta-se de bactérias, fitoplâncton, microzooplâncton, detritos e matéria orgânica dissolvida e esse processo ocorre através do relaxamento do músculo adutor, que permite uma leve abertura e consequentemente, a entrada de água. Essa água é filtrada pelas brânquias, órgão também responsável pela respiração.

Ricas em vitaminas e minerais que contribuem para um estilo de vida saudável.

Fonte de ferro e ricas em Ómega-3, reduzindo as doenças cardíacas e o aparecimento de algumas doenças cancerígenas.

Ricas em magnésio contribuindo para o funcionamento normal dos músculos e nervos e ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

São baixas em calorias e ricas em proteínas sendo uma excelente alternativa para pessoas que não comem carne.

O cultivo de ostras é uma das formas mais antigas de aquacultura, sendo estas cultivadas em todo o mundo e aumentou rapidamente nas últimas décadas. Atualmente, a produção global de aquacultura de ostras é dominada pela China, que representa 80% da produção global em peso em 2016. Existe uma demanda crescente pelo cultivo de ostras, no entanto os produtores não conseguem explorar devido aos problemas do lado da oferta que limitam o total da produção.

O projeto ERGOMARINE é promovido pela empresa Ernesto São Simão (Portugal) e é financiado pelo Programa de Crescimento Azul dos EEA Grants. 

A ESS comprometeu-se a estudar e otimizar os aspectos ergonómicos da aquicultura de ostras e crustáceos em toda a sua cadeia de valor, em diálogo com os produtores e a comunidade científica. 
Por meio da Ergonomia, pretendemos melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência e a qualidade da produção de ostras. Promovendo, também, maior conhecimento e interesse pela Aquacultura, uma fonte sustentável e acessível de proteínas de alta qualidade (FAO), num planeta onde os recursos alimentares são escassos.

A marca ERGOMARINE nasceu na empresa Ernesto São Simão (Portugal), no seguimento de um projecto financiado pelo Programa de Crescimento Azul dos EEA Grants. 

A Ergomarine tem o compromisso de estudar e optimizar os aspectos ergonómicos da aquacultura de ostras e crustáceos em toda a sua cadeia de valor, em diálogo com os produtores e a comunidade científica. 
Por meio da Ergonomia, pretendemos melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência e a qualidade da produção de ostras. Promovendo, também, maior conhecimento e interesse pela Aquacultura, uma fonte sustentável e acessível de proteínas de alta qualidade (FAO), num planeta onde os recursos alimentares são escassos.

TESTEMUNHOS

O que nossos clientes dizem?

Scroll to Top